sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

CARTILHA DOS ORGÂNICOS.

Zildo Gallo

Em 24 de abril de 2015, eu postei aqui no meu blog o artigo "Guerrilha Agroecológica", onde divulgo a cartilha "O Olho do Consumidor", de Ziraldo. Ela foi embargada na justiça pela Monsanto, empresa fabricante de agrotóxicos e transgênicos, por sentir-se contrariada nos seus interesses. Lamentável que a "justiça brasileira" não tenha levado em consideração o direito à informação dos cidadãos no seu processo decisório. Hoje, 9 de dezembro de 2016, eu resolvi republicar o artigo, onde indico ao leitor como conseguir uma cópia.

Basta clicar no seguinte endereço: http://www.redezero.org/cartilha-produtos-organicos.pdf.

Além de conseguir a cartilha, que considero de excelente qualidade e de fácil compreensão, sugiro ao leitor que a divulgue. Trata-se de fazer um bem para a humanidade e para toda a natureza. Leia o breve artigo e entre para a justa causa.

GUERRILHA AGROECOLÓGICA



Zildo Gallo

Além de horticultor doméstico (ver: "Meditações a partir da horta doméstica da minha casa" (http://zildo-gallo.blogspot.com.br/2015/02/meditacoes-partir-da-horta-domestica-da.html), há muito tempo considero-me um militante da causa agroecológica.
Nas minhas aulas no curso de pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Mestrado e Doutorado) do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), onde sou professor, costumo falar sobre os muitos porquês da minha opção pela agroecologia, que considero importante tanto para a saúde da natureza como a dos seres humanos, já que ela não adota o uso de defensivos agrícolas e adubos químicos.
No ano de 2009, o Ministério da Agricultura produziu uma cartilha (O olho do consumidor) bem detalhada, para divulgar o novo selo para produtos orgânicos, com ilustrações do cartunista e escritor Ziraldo. Diante da possibilidade de ter os seus interesses contrariados, a empresa Monsanto, fabricante de agrotóxicos e de sementes transgênicas, conseguiu, através da justiça, embargar a sua distribuição, que seria naquele momento de 620 mil exemplares. Com a proibição, muitos defensores da agricultura orgânica passaram a divulgá-la pela internet. Acredito que, de lá até hoje, a divulgação pelo meio eletrônico tem sido eficiente.
Como hoje eu tenho o meu blog e também tenho uma cópia da cartilha em PDF, resolvi disponibilizá-la para os meus leitores. Quem desejar uma cópia pode pedi-la pelo meu e-mail (zildogallo@gmail.com), que prontamente enviarei. A cartilha, que faz uma boa introdução sobre os produtos orgânicos para os leigos no assunto, ficou muito bonita do ponto de vista artístico e precisa ser amplamente divulgada, pois a causa é muito justa e relevante para todo o nosso planeta. 


Veja a capa da cartilha.




PS.: também é possível consegui-la no endereço: http://www.redezero.org/cartilha-produtos-organicos.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTA DA REDAÇÃO